Estamparia digital

25/10/2020

Palavras-chaves: estamparia digital, estampas, economia

Hoje em dia muitas gráficas e tecelagens ainda contam com sistemas analógicos de impressão em tecido, mas a impressão digital já existe há um tempo e conta com recursos cada vez mais tecnológicos para alcançar resultados promissores.

A estampa digital é um dos os investimentos mais promissores do mercado. Isso ocorre pois esta técnica permite uma grande gama de efeitos e acabamentos, tornando toda produção mais diversificada de forma ágil e precisa.

Como a impressão digital funciona

Assim como o nome já diz, a impressão ocorre toda com o auxílio do digital. A tinta é depositada direta no tecido, sem um processo de sublimação, gerando resultado muito próximo do silk screen (serigrafia). A maior diferença são os processos que, ao invés de serem feitos analogicamente, são todos digitalizados. Um computador processa o desenho e revela no tecido seguindo todos os padrões programados.

Este método é de grande eficácia quando aplicados em fibras naturais como o algodão, sendo amplamente utilizada em linho, viscose, brim, entre outros.

Quais as vantagens da impressão digital

Há muito mais agilidade em uma impressão digital do que no processo de serigrafia analógico. A tecnologia permite facilidade nas etapas de manufatura elevando o rendimento da equipe e proporcionando o resultado final com prazo mais curto.

Esta técnica também é muito indicada para baixa quantidade de produtos pois os custos se baseiam no tempo de funcionamento da máquina. A não necessidade de tela e fotolito aprimora esse tempo e oferece custos mais baixos.

Porém a impressão digital não serve apenas para baixa escala. Na verdade a técnica possibilita muitas impressões em um espaço de tempo mais curto, sendo excelente também para a produção em grande escala com uma padronização de maior qualidade entre as peças impressas.

Existem desvantagens na impressão digital?

A impressão digital ão é um processo simples que pode ser aplicado em uma tecelagem da noite para o dia. Este requer treinamento e grande conhecimento da tecnologia para que a operação do maquinário seja feito com completo sucesso.

Em alguns casos a impressão digital pode não ser tão adequada, mas isso vai depender muito do material do tecido, quantidade de peças e de cores. Por isso é de extrema importância contar com um fornecedor que seja especialista no assunto, assim como a Nova Giulen.

Sustentabilidade na impressão

Por não consumir tantos recursos naturais quanto comparado a outros métodos, a estampa digital é uma opção mais sustentável. Isso ocorre justamente por não precisar de tanta água e energia para obter bons resultados, atingindo qualidade igual ou até mesmo superior a outros métodos e ainda emitindo menos agentes abrasivos ao meio ambiente.

Para saber mais sobre esta técnica e entender se ela é aplicável ao seu modelo de estampas, a Nova Giulen está à disposição e oferece diversos recursos para que seus produtos alcancem toda a qualidade que sua marca merece.

Entre em contato agora mesmo e veja tudo o que podemos fazer por você.